A maioria das pessoas que não é da área editorial não tem ideia de como o seu texto ficará após passar pelo serviço de revisão textual e/ou formatação, ou se conseguirá ver o que foi editado para conferir o trabalho e até mesmo para aprender com ele.
O editor de textos mais usado tanto por editoras quanto por profissionais liberais é o Word, da Microsoft, e que possui um recurso chamado Controle de alterações, dentro da aba Revisão. Ao acionar esse botão, tudo o que será editado no arquivo aparecerá, e assim o autor consegue ver o que foi editado, aceitar ou recusar cada alteração.
Usar esse recurso para quem não é necessariamente da área editorial é um pouco complexo, e aprender cada função dentro das disponíveis também não se faz necessário para quem não precisa trabalhar profissionalmente com textos.
Porém, volta e meia autores me fazem essa pergunta, se eles conseguirão ver o que foi editado, e como eles poderão fazer isso. Quando termino um arquivo, faço uma cópia deste com o aceite de todas as alterações, assim o arquivo segue para o autor com as marcas acionadas e também limpo, sem as marcas. Na figura que ilustra este post deixei um exemplo de como o texto aparece após a edição. Do lado esquerdo com as marcas, e do lado direito, o texto limpo. No caso de restarem dúvidas ou comentários ao autor, estes ficarão visíveis também no arquivo limpo, bastando que depois o autor apague cada caixa de comentário.
Quando envio o arquivo revisado oriento sobre como proceder e até mesmo quem nunca trabalhou com o Word vai saber mexer nos controles básicos.
Para saber mais, tirar dúvidas ou pedir um orçamento envie seu arquivo para avaliação para meu e-mail: primaverarevisao@gmail.com ou editorial@primaverarevisaodetextos.com
Sucesso aos que buscam qualidade em seus textos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *