Profissão revisor e preparador de textos: vantagens e desvantagensProfissão revisor e preparador de textos: vantagens e desvantagens

Trabalho como revisora de textos desde 2001 em sistema home office e freelance, ou seja, sou minha própria empresa e também a única responsável por conquistar e manter os clientes, sejam eles empresas do ramo (editoras, gráficas, agências de publicidade), outras empresas dos mais variados setores, escritores independentes, alunos de instituições de ensino em geral.

Buscando o profissionalismo, abri uma empresa para também gerar notas fiscais e entrar na concorrência pública com outras empresas (por exemplo, participar de licitações, prestar serviços a empresas que exigem nota, etc.).

O revisor de textos pode ou não ser um profissional graduado em Letras e trilhar diversos caminhos. O registro a seguir dos pontos positivos e negativos da profissão tem a ver com a minha realidade que é trabalhar de forma remota atendendo diversos clientes dos mais variados ramos de atuação. Outro profissional do texto que atue de modo distinto poderá ter outras vantagens e desvantagens, dependendo do caminho que ele escolheu trilhar.

Como pontos positivos estão:

1) Flexibilidade de tempo e horário de trabalho. Posso optar em trabalhar no horário que me sinto mais produtiva e posso lidar com imprevistos sem necessariamente atrapalhar o prazo da entrega.

2) Qualidade de vida. Não precisar enfrentar trânsito ou rotina desgastante de horários e deslocamentos. Posso ficar na minha casa que é o melhor lugar do mundo perto dos meus gatos que me fazem companhia no escritório 😻. Tenho tempo para me alimentar bem e essa é uma das questões-chaves pra mim, pois não como fora de casa e faço questão de sempre cozinhar meu próprio alimento.

3) Aumento da produtividade. Com essa flexibilidade de horários e a comodidade de estar no mesmo local, sinto um rendimento bem importante que eu não conseguiria ter se me forçasse a ter uma rotina de horários e de sair de casa, passar um tempo importante no deslocamento, enfrentar o estresse das ruas para então produzir.

4) Silêncio e privacidade. Trabalhar com textos exige pesquisa intensa, concentração, estudo, consultas em livros, dicionários, ambiente tranquilo e silencioso, algo que não consigo conceber num escritório em que outras pessoas circulam, param pra conversar, fazem barulhos, músicas, etc.

5) Comodidade e conforto. Como trabalho há muitos anos nesse sistema, já mais do que me adaptei, pois sempre que precisei mudar de moradia, uma das prioridades da nova casa/apartamento era ter um local próprio para montar o escritório, sendo que este deveria sempre suprir as necessidades: privacidade, silêncio na medida do possível, boa iluminação, bons móveis e equipamentos eletrônicos para entregar bons resultados. Pra começar, uma boa cadeira é um item de primeira necessidade para quem trabalha em casa, pois vai ficar mais horas do que ficaria se estivesse em um escritório cumprindo horário comercial 🪑.

6) Divisão de tarefas. Quando há um fluxo muito grande de serviços contratados, é importante ter colegas de profissão que possam abarcar o volume de tarefas, no entanto, manter a qualidade de prestação de serviços que o seu cliente está acostumado não é uma tarefa fácil, todavia, essa vantagem também se mostra uma desvantagem. Vantagem porque há divisão de tarefas, mais lucro, mais trabalho dividido com outros profissionais; desvantagem porque há um excesso de responsabilidades em cima da supervisão necessária do trabalho que o colega está prestando para que o serviço seja entregue com a qualidade que você quer entregar.

7) Fazer outros cursos e especializações. Como estudar e pesquisar é uma das características de quem trilha o caminho profissional das letras, o estudo contínuo é parte tanto da necessidade de aperfeiçoamento profissional quanto do desejo de se manter atualizado, de conhecer outras línguas e outras habilidades, desse modo, trabalhar em casa ajuda a ter esse maior tempo para investir em cursos de aperfeiçoamento e especializações. A abertura da sociedade para a cultura on-line com maior oferta de cursos é muito bem-vinda 🙌.

8) Escolher com quem e para quem prestar serviços, apesar de nem sempre esta ser uma realidade. Já fiz muitos trabalhos discordando completamente daquilo que estava lendo, escrevendo, refazendo, mas são os ossos do ofício, nem sempre gostamos daquilo que estamos fazendo, mas precisamos entregar e encarar com a mesma qualidade, técnica e respeito ao autor.

9) Aprender coisas novas a cada trabalho. Como atuo com os mais diversos clientes, posso em uma semana trabalhar em um texto literário de um escritor muito bom (ou não) e na semana seguinte trabalhar no texto de uma bula de remédio ou um artigo científico de uma área totalmente aleatória. Os exemplos são infinitos.

Existem muitas vantagens em trabalhar como revisora freelance no sistema remoto, mas algumas delas, se mal administradas, podem se transformar em desvantagens, dentre elas:

1) Problemas com local de trabalho. Não ter um espaço apropriado, barulhento, sem comodidade e sem respeito dos demais integrantes da casa ao não entenderem que a pessoa está ali trabalhando, portanto, não pode ser importunada e distraída sem necessidade.

2) Distrações com outros afazeres da casa que acabam por roubar um tempo precioso, havendo assim a necessidade de ter um pouco de rigidez e disciplina em cumprir horários e prazos.

3) Excesso de trabalho. Por estar com o escritório a dois passos de distância, é natural que finais de semana ou feriados se transformem em dias normais de trabalho, não havendo pausas significativas para desligamento das funções profissionais.

4) Flutuação de salário. A renda é sempre variável, pois as necessidades dos clientes nem sempre, quase nunca, são as mesmas, por isso, é muito importante ter algumas editoras ou empresas fixas que sempre mandam serviços de forma regular e também ter espaço na agenda para atender os clientes extras que chegam por diversas indicações, necessidades e quase sempre com o tempo exíguo.

5) Tempo para administrar tudo sozinho. Toda empresa comercial, seja uma agência, editora ou qualquer outro ramo que necessite dos serviços de editoração tem um time de funcionários que atua cada qual no seu setor (propaganda, atendimento ao cliente, financeiro, etc.). Uma pessoa que trabalha sozinha acaba tendo que cuidar de tudo ou quase tudo sozinha, e muitas vezes, isso fica a desejar. Com empresa individual existem obrigações que devem ser cumpridas, como impostos a pagar, documentação. Não é porque se é freelance que não existem obrigações, metas e burocracia envolvida.

Disciplina, perseverança, paciência, tolerância e empreendedorismo são vantagens extras para quem quer seguir esse caminho profissional, além é claro, de conhecimento especializado na área, o que abrange domínio da norma culta da língua portuguesa, conhecimento dos mecanismos linguísticos, estrutura, adequação, e não somente gramática e ortografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.